Sobre o Departamento
O Departamento de Engenharias e Tecnologia - DET teve sua instalação iniciada em 23 de março de 2013 de acordo com a Resolução Nº 64/2012 do Conselho Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, e do Art. 63 e parágrafos do Estatuto da Universidade Federal do Espírito Santo, sob coordenação do Diretor Marcelo Suzart de Almeida.
A criação do departamento teve parecer da Comissão de Assuntos Didáticos, Científicos e Culturais, bem como aprovação da Plenária, por unanimidade, na Sessão Ordinária realizada em 20 de dezembro de 2012, visando a melhor adequação e suporte aos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia de Petróleo, aos quais estão sob responsabilidade do Departamento.
O Departamento de Engenharias e Tecnologia foi criado a partir da separação e extinção do Departamento de Engenharias e Computação (DECOM), que era formado pelos atuais Departamento de Engenharia e Tecnologia e Departamento de Computação e Eletrônica, ambos vinculados ao CEUNES. Com a separação, os servidores docentes e técnico-administrativos, bem como laboratórios e patrimônios foram lotados e/ou divididos entre os dois departamentos de acordo com os Artigos 3º, 4º, 5º e 6º e Anexos I, II e III da Resolução Nº 64/2012.
Por meio da resolução 22/2019 Cun, o qual dispõe sobre a estrutura organizacional da Universidade, doravante denominou "Departamento de Engenharia e Tecnologia" vinculando ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES).
O departamento atualmente tem como Chefe o professor Osmar Vicente Chévez Pozo e Subchefe o professor Roque Machado de Senna, um quadro de 24 professores efetivos e 3 técnicos-administrativos, além de 16 laboratórios, atendendo aos cursos de Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção e Engenharia Química.